top of page

CINTILOGRAFIA TRIFÁSICA ÓSSEA

A Cintilografia Óssea Trifásica é feita para avaliar a integridade óssea, permitindo diagnóstico de perdas de massa, fraturas e de condições como a artrite e a osteonecrose, além da busca por metástases de tumores detectados em outras partes do corpo. E são realizadas as fases de fluxo sanguíneo, de equilíbrio (também chamada de tissular) e tardias.


Indicações clínicas: osteomielite, pioartrite, artrites, diagnóstico diferencial de dor óssea localizada, tumores ósseos primários, fratura de estresse, osteonecrose, fratura oculta, distrofia simpática reflexa, infarto ósseo, viabilidade do enxerto ósseo, avaliação de próteses ósseas.


Radiofármaco: metilenodifosfonato de sódio-99mTc (MDP-99mTc); pirofosfato- 99mTc.


Fluxo Sanguíneo

Imagens dinâmicas iniciadas imediatamente após a administração do radiofármaco em bolus Projeção da área de interesse.

1 imagem / 2 seg durante 80 seg. Matriz 64x64 ou maior.

Equilíbrio

Adquiridas 3-5 minutos após a administração do traçador.

Projeção idem ao fluxo (pode adicionar equilíbrio de outra região suspeita) 300.000-500.000 contagens (150-200 mil para extremidades são suficientes) Matriz 128x128 ou maior.


Varredura de corpo inteiro (scan)

2-4 horas após a administração do traçador.

Posicionamento: decúbito dorsal horizontal com os braços para baixo. Projeções: anterior e posterior. Velocidade calculada de acordo com o rate do tórax; cada projeção anterior e posterior deve ter pelo menos1,5 milhões contagens. Matrix 256x1024 Obs.: alternativa ao scan - imagens spot de corpo inteiro nas projeções anterior e posterior; primeiramente adquirir uma imagem do tórax com 500.000 a 1 milhão contagens; as demais imagens podem ser adquiridas pelo mesmo tempo da primeira.


Imagens estáticas adicionais da área de interesse.

Realizada na cintilografia óssea trifásica (mesma projeção do fluxo) e sempre que necessário 300.000-500.000 contagens.

Matrix 128x128 ou maior.

Imagens tomográficas (SPECT) Opcional; projeção da área de interesse Aquisição usual: SPECT 360 graus, órbita circular. 10 a 40 seg/step; 60 step. Matrix 64x64 ou maior.

Outras imagens opcionais

Imagens tardias de 24 horas - podem auxiliar na relação alvo/BG e também na avaliação dos ossos da bacia pela redução da atividade da bexiga. Obs.: a cateterização da bexiga deve ser reservada apenas para quando a visualização dos ossos da bacia for essencial. Imagens com colimador pin hole - recomendado para uma magnificação da área de interesse, com uso especialmente indicado na avaliação das articulações coxofemorais em crianças.





FONTE: SBMN (SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA NUCLEAR.

35 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page