Os Princípios do Sistema Único de Saúde são um dos conteúdos mais cobrados em Provas de Concursos, Residências e Seleções. Com certeza “Princípios do SUS” vai aparecer na sua prova de concurso público.
As bancas gostam muito de perguntar sobre os princípios do SUS, pra saber se você domina o tema. Eles são organizamos da seguinte maneira: Princípios Doutrinários - ou Ideológicos - e Princípios Organizacionais.
Os Princípios Doutrinários são os princípios da Universalidade, Integralidade e Equidade. Esses princípios dizem respeito à ideologia do Sistema Único de Saúde, à base doutrinária desse sistema.
Universalidade quer dizer que todos têm direito, independentemente de renda, sexo, idade, classe social, religião e cor.
Equidade é um dos princípios mais difíceis de compreender. Por quê? Por que Equidade é você garantir a universalidade considerando as diferenças. Para um atendimento adequado e de qualidade para o usuário é preciso considerar as diferenças.
Integralidade é um princípio que diz respeito à integralidade da atenção dentro Sistema de Saúde, considerando os três níveis de atenção: Primária, Secundária e Terciária. Esse princípio considera também o indivíduo nas suas características Biopsicossociais e espirituais, ou seja, considerando todas as necessidades de saúde desse indivíduo.
Nós temos também os Princípios Organizacionais do SUS, que são Descentralização, Regionalização e Hierarquização.
Descentralização quer dizer tirar do centro. A gestão da saúde, que anteriormente era centrada no Governo Federal, hoje, com o Sistema Único de Saúde, foi descentralizada para Estados e Municípios.
Regionalização é organizar a rede de atenção à saúde considerando as características semelhantes, e também considerando a rede de atenção à saúde, características populacionais, situação de saúde, indicadores e outros fatores.
Hierarquização quer dizer que a minha rede de atenção à saúde deve ser organizada em serviços de níveis de complexidade diferenciados:
-Atenção primária a saúde;
-Serviços de atenção secundária a saúde; e
-Serviços de atenção terciária a saúde.
Há ainda o Controle Social que é um princípio do SUS, está relacionado à participação da comunidade no Sistema Único de Saúde, na formulação das políticas e na fiscalização e implementação dessas políticas. O controle social para alguns autores é considerado um Princípio Doutrinário, para outros autores ele é um princípio Organizacional, então vocês podem considerar como sendo certo o Controle Social um Princípio Doutrinário ou um Princípio Organizacional.
Comments